;
Praias e Natureza
Porto Santo: O que fazer na Ilha Dourada
É a irmã mais pequena da belíssima ilha da Madeira, mas Porto Santo não tem nada de patinho feio! Pelo contrário, este paraíso de 42 km2, com o seu extenso areal, inúmeros trilhos de caminhada e temperaturas amenas, revela-se a escolha perfeita para um verão em que sonhamos com tranquilidade, comunhão com a natureza e ar puro!

Praia

É a sua grande atração, e a razão pela qual Porto Santo permanece no coração de quem a visita. Apesar da morfologia acidentada - Porto Santo não é mais que o cume visível, à superfície, de uma cadeia montanhosa submarina -, a ‘ilha dourada' vê-se bordada por um doce areal de 9 km que vai assumindo nomes distintos: Penedo, Cabeço da Ponta, Calheta, Fontinha, Pedras Pretas e Ribeiro Salgado. A sua cor é a origem do epíteto da ilha, e as suas qualidades terapêuticas em questões de circulação e problemas ortopédicos são universalmente reconhecidas! Passar aqui uns dias, a folhear um livro e a nadar em águas cor esmeralda, é lavar a alma e o corpo de stress e maus-jeitos!

Desportos Aquáticos

Se passar o dia a absorver raios de sol ou a boiar tranquilamente numa piscina natural não for para si, há inúmeros desportos aquáticos com que se entreter em Porto Santo, sejam eles o surf, o windsurf, o stand-up paddle ou o kitesurf. Se as conhece, saiba que a ilha proporciona excelentes condições à prática destas modalidades; se quiser experimentá-las, possui ótimas escolas. O mesmo se aplica ao snorkeling e ao mergulho - no caso, não perca a oportunidade de explorar o recife artificial composto pelo navio "Madeirense", afundado com o fim de revitalizar a fauna e flora marinhas, em 2000; mais recentemente acompanha-o uma corveta da Marinha.

Outros desportos

Se prefere ter os pés bem assentes na terra para as suas atividades de lazer, Porto Santo põe uma série de alternativas ao seu alcance. Desde logo, possui um fantástico campo de golfe de 18 buracos que, ao longo de seis quilómetros, foi projetado para condizer na perfeição com a beleza da paisagem circundante (por sinal, o seu percurso norte proporciona uma perspetiva única das falésias da ilha). A isto, juntam-se os courts de ténis, por exemplo, bem como um centro hípico, onde poderá iniciar-se na modalidade ou participar em fascinantes passeios a cavalo pela ilha, até ao sol se pôr.

Trilhos

Para uma ilha com uma superfície relativamente reduzida, e para quem aprecia caminhada, é surpreendente a quantidade de trilhos pedestres de que Porto Santo dispõe. São dezenas de percursos, veredas e levadas para descobrir! No que diz respeito a extensão, entre 1 e 16 km, há trajetos para todos os gostos e condição física! Além dos clássicos Pico Branco e Terra Chã, com faixas de terreno e vistas de cortar a respiração, sugerimos igualmente passeios mais luxuriantes pela floresta de laurissilva, como a Vereda dos Balcões (com um miradouro fenomenal) ou a Levada do Furado.

Gastronomia

Muitos dos restaurantes de renome na ilha de Porto Santo são perto da praia e, como não poderia deixar de ser, em pleno Atlântico, têm no peixe e marisco frescos as suas joias da coroa! Não perca os chicharros e as lapas grelhadas, por exemplo. Para além disso, muita da gastronomia local é comum à da vizinha Madeira: bolo do caco, banana e milho frito ou cozido como acompanhamento à carne grelhada são presenças habituais nas ementas. Para os gulosos, a mousse de maracujá e o pudim de ovos são obrigatórios - e ficam ainda em fila de espera as rosquilhas e as broas!

História e Património

A capital de Porto Santo, Vila Baleira, teve um pequeno papel na História dos descobrimentos marítimos: Cristóvão Colombo terá aí vivido enquanto projetava a sua viagem para ocidente, com o fito de alcançar a Ásia. A sua casa-museu, instalada no edifício em que se crê ter habitado o navegador genovês, tem em exposição permanente objetos com origem nos destinos que o seu périplo abriu ao mundo. Em Vila Baleira, não perca ainda os painéis de azulejos da igreja de Nossa Senhora da Piedade. Para quem prefere o património natural, uma visita à Quinta das Palmeiras (um jardim botânico e um pequeno zoo) é garantia de encantar visitantes de todas as idades!

;