Cidades
10 cidades para descobrir em 48 horas
Por vezes, pensamos que só vale a pena planear uma viagem se tivermos muito tempo livre, quando, na verdade, basta um fim de semana bem passado para conseguirmos quebrar a rotina, viver novas experiências e regressar a casa com muito mais energia e inspiração! Se lhe juntarmos um feriado, então, até parecem umas férias a sério! Descubra as nossas 10 sugestões para escapadinhas europeias de 48 horas!
Barcelona
Proporcionar uma arquitetura ímpar, inesquecíveis experiências gastronómicas, destacadas coleções de arte e ainda garantir um saltinho à praia a quem o visita, de facto, não é para qualquer destino. Por isso, Barcelona é um valor seguro para quem tem um fim de semana livre e o quer aproveitar ao máximo! Passeie pela Sagrada Familia, Ramblas, Museu Picasso, Parque Guell ou Mercat de la Boqueria e aproveite a oportunidade de ver tudo isto do alto, graças ao teleférico para Montjuic!
Paris
Se anda a sentir falta de brilho na sua vida, 48 horas na Cidade Luz resolvem-lhe o problema num instante! Se precisa de inspiração, rume ao Louvre ou ao Musée d'Orsay. Para saltos no tempo, perca-se pelo pitoresco bairro de Montmartre. Se deseja encher sacos de souvenirs, mergulhe no mercado da Porte de Clignancourt ou assista ao desfilar de griffes nos Champs-Élysées. Para relaxar, passeie num bateau-mouche pelo Sena ou deleite-se com enchidos, queijos e baguette numa boa brasserie! Et voilá!
Roma
Todos os caminhos lá vão dar, diz o ditado, e com razão! Percorra o itinerário histórico do centro da Cidade Eterna, passando pelo Forum, Coliseu e Monte Palatino, Fonte de Trevi, Praça de Espanha, Vaticano, Panteão... E pare, que até para a beleza há limites! De modo a afastar as tonturas causadas pela Capela Sistina, rume a um bairro mais tradicional, como Trastevere, delicie-se com a oferta gastronómica local e, depois, faça calmamente a digestão numa bela passeggiata em honra do dolce fare niente!
Londres
Uma cidade que é como um gigantesco caleidoscópio visto por dentro! Mas basta definir interesses, que Londres terá sempre oferta mais que perfeita para uma escapadinha de fim de semana! Museus? Mil, desde o de História Natural à National Gallery. Compras? Fazem-se por todo o lado, de Convent Garden à King's Road, conforme os gostos. E, depois, há os bucólicos jardins, os estrondosos musicais e uma oferta de gastronomia internacional que são, já de si, como várias viagens numa só!
Bruxelas
Para uma escapadinha mais tranquila, é uma aposta seguríssima. A oferta cultural é vasta, sem nos pressionar com aquele sem-fim de opções típico das grandes metrópoles! Do ponto nevrálgico da Grand Place (na época natalícia enfeitada com um belo Mercado de Natal), pode partir em busca de inspiração em pequenas lojas ou seguir murais de BD! Espaços verdes para deambular, não faltam, como o Cinquantennaire. E delícias como as moules frites ou o chocolate belga satisfazem qualquer súbito apetite!
Praga
Passar o fim de semana nesta cidade de encantar é a receita certa para quem precisa de uma dose de fantasia na sua vida! Perfeita para uma escapadinha romântica e linda em qualquer estação, do Natal à primavera, a Praga da Ponte Carlos, Cidade Velha e Castelo é um cenário de conto de fadas onde a arquitetura gótica nos faz sonhar. Veja as horas no Relógio Astronómico, assista a um recital de música clássica numa velha igreja ou deambule lentamente pelas ruas empedradas, que a sensação é inesquecível.
Amesterdão
Aqui, nunca precisamos de nos preocupar com a previsão do tempo! Se o sol nos sorrir, podemos vaguear pelo adorável bairro das 9 Ruas, ao longo dos canais, e perdermo-nos em mil e uma lojinhas e cafés, ou, então, alugar uma bicicleta e juntarmo-nos aos locais, no parque Vondelpark. Se a chuva aparecer, o Rijksmuseum, o Stedelijk e o museu Van Gogh são a forma mais inspiradora de passar umas horas! Mas também pode assistir a um concerto intimista numa casa flutuante ou fazer um passeio de barco!
Dublin
Não precisa adorar cerveja preta para se apaixonar por Dublin, mas não deixe de visitar a Guinness Storehouse, descrita como um parque temático que explica toda o processo de fabrico da bebida mais famosa da cidade. E ainda fica com tempo para provar outras variedades no bairro com mais pubs e música tradicional por metro quadrado do mundo, o Temple Bar, e, numa experiência mais sóbria, de ver o livro de Kells numa das bibliotecas mais impressionantes à face da terra, a de Trinity College!
Munique
Sabemos que nesta altura está já a pensar numa bela palavra composta, e é "Oktoberfest", mas Munique tem muito mais para oferecer! Além de que as delícias gastronómicas da Baviera estão disponíveis o ano inteiro, no Viktualienmarkt. A partir daí pode explorar as ruas medievais em torno da Marienplatz. Vá à Catedral, ao Museu de Arte Antiga e ao Jardim Inglês, e se o sol brilhar deixe-se estar num Biergarten! A partir de novembro, conte com um Mercado de Natal digno do Pólo Norte.
Funchal
Uma escapadinha à Madeira pode ser romântica, divertida ou relaxante! Decida como quer passar estas 48 horas de sonho e deambule pelo cenário de eterna primavera dos jardins Monte Palace ou Palheiros, sinta a adrenalina numa descida ribanceira abaixo num carro de cesto ou faça um cruzeiro de um dia em torno da ilha! Mas não há constrangimentos: passear e provar as delícias locais, como o fresquíssimo peixe ou a doçaria regional, são as únicas obrigações!
Ter só um fim de semana livre já não é desculpa! Comece a planear a sua escapadinha aqui.